Esportes

Eventos espotivos mais famosos dos anos 60  
  •     A Copa do Mundo FIFA de 1962 foi a sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 30 de maio até 17 de junho. O evento foi sediado no Chile, tendo partidas realizadas nas cidades de Arica, Rancagua, Viña del Mar e Santiago.
        A grande campeã desta copa foi a Seleção Brasileira de Futebol que, como campeã da Copa anterior de 1958, não havia participado das eliminatórias pois já tinha vaga garantida.

  •     A Copa do Mundo FIFA de 1966 foi a oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de julho até 30 de julho de 1966. O evento foi sediado na Inglaterra, tendo partidas realizadas nas cidades de Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester, Middlesbrough, Sheffield e Sunderland.
        A grande campeã desta copa foi a Seleção da Inglaterra.

  •     Os Jogos Olímpicos de 1968 foram realizados na Cidade do México entre 12 e 27 de outubro de 1968. Pela primeira vez os Jogos foram sediados na América Latina e a altitude de 2.300m acima do nível do mar da capital mexicana gerou controvérsias sobre os danos que o ar mais rarefeito poderia causar no desempenho dos atletas. Realmente, a altitude prejudicou o desempenho dos atletas nas provas de resistência e de longa distância, como o ciclismo, a natação e a maratona, mas em compensação ajudou a provocar uma chuva de recordes mundiais e olímpicos nos eventos mais curtos e de esforço mais rápido como as corridas de menos de 800m, halterofilismo, lançamento de dardo e outros.
        Pela primeira vez o número de nações participantes passava da centena, numa demonstração de prestígio, interesse e popularidade inegáveis conquistados pelos Jogos Olímpicos, que atraíram o comparecimento de 112 países, num total de 5.516 atletas, sendo 781 do sexo feminino.
    Os Estados Unidos liderou o quadro de medalhas com 107 conquistas no total sendo 45 de ouro.
    ►curiosidade: A imagem mais marcante desta Olimpíada e que se tornou um ícone fotográfico dos anos 60, foi proporcionada pelos dois atletas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200 metros rasos, que após receberem suas medalhas no pódio, levantaram seus braços esticados com as mãos cobertas por luvas negras e punhos fechados (saudação "black power" do partido revolucionário negro dos Panteras Negras), em protesto pela segregação racial e apoio aos movimentos negros em seu país, e abaixaram a cabeça enquanto seu hino nacional tocava no estádio. Após seu ato, transmitido ao vivo pela televisão para o mundo todo, os dois foram expulsos da delegação americana e da vila olímpica.

  •     Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, oficialmente X Jogos Olímpicos de Inverno, foram um evento multiesportivo realizados em Grenoble, na França. Contou com a participação de 1158 atletas, sendo 947 homens e 211 mulheres representando 37 países. Competindo em 10 modalidades esportivas, os jogos foram disputados de 6 a 18 de fevereiro. A Noruega liderou o quadro de medalhas com 14 conquistas no total sendo 6 de ouro, tornando-se a primeira nação a superar a União Soviética desde sua entrada nos Jogos em 1956.

  • Fórmula 1: A década de ouro da F-1 começaria com um campeão sem muito brilho. O norte-americano Phil Hill, nascido em Miami, acabou levantando o troféu em 1961, mas sua conquista só aconteceu porque o piloto alemão Wolfgang von Trips, da Ferrari, morreu no GP da Itália, penúltima prova, abrindo caminho para o rival.
        Antes da prova italiana, von Trips liderava com 33 pontos contra 29 do norte-americano. Os alemães precisariam esperar 43 anos para ter um piloto campeão. Michael Schumacher garantiu a primeira conquista do país em 94.
    Após o título do norte-americano, a F-1 voltou a ter campeões inquestionáveis: Jim Clark e Graham Hill. O escocês Clark, o rei das poles-positions antes do aparecimento do brasileiro Ayrton Senna, ganhou dois campeonatos: em 1963 e 65.
        Já o inglês Graham Hill venceu em 1962 e 68. O grande feito de Graham Hill foi ter conquistado as três principais provas do automobilismo mundial _500 milhas de Indianápolis, 24 horas de Le Mans e o GP de Mônaco, feito que ainda não fosse igualado.
        Outro fato curioso na carreira de Hill aconteceu em 64, quando mesmo tendo conquistado mais pontos que seu compatriota John Surtees (41 contra 40), acabou em segundo na classificação. Hill teve que descartar dois pontos, ou seja, o seu pior resultado. Surtees se tornaria o único piloto a ser campeão na F-1 e no Mundial de motociclismo das 500 cc _onde venceu em 1956, 58, 59 e 60.
        Em 1966, a F-1 voltou a ser conquistada pelo australiano Jack Brabham. Neste ano, venceu no cockpit da sua própria equipe, a Brabham.
        Em 1967, o título permaneceu na Oceania, apenas passou das mãos do australiano Jack Brabham para seu companheiro de equipe o neozelandês Denny Hulme, que terminou cinco pontos à sua frente. Brabham garantiu o bicampeonato de construtores.
        No último ano da década, Jackie Stewart, o "escocês voador", levaria seu primeiro campeonato. Mais tarde, Stewart venceu os campeonatos de 1971 e 73. No período em que esteve no "circo" da F-1, Stewart chegou a incrível marca de 27 vitórias. Recorde que só seria batido no final da década de 8
    0.

    Por: Leticia Santana

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1962

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1966

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_1968

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1968